Categorias

Fatores Interferem na Durabilidade Lona de Outdoor

O desgaste da lona de outdoor ocorre muito mais rapidamente quado o material de comunicação está exposto em áreas externas. São os fatores climáticos como temperatura, raios UV do sol, chuva e resíduos que estão no ar, os maiores inimigos das publicidade ao ar livre.  

As lonas utilizadas na publicidade são produzidas basicamente por uma camada de PVC (policloreto de vinila composto), na superfície que receberá a tinta da impressora. Quantidade de PVC aplicada na lona é medida em gramas onde as mas comuns são 280g, 320g e 440g. A quantidade de PVC interfere na absorção de tinta e aumenta a durabilidade da impressão. 
Em seu verso, encontramos uma tela de fios que forma um tecido fundidos ao PVC. Esse tecido é chamado de Trama.
Quanto maios for a trama de fios maior a resistência da lona contra pressões, como o vento. No mercado as tramas mais comuns são 250 x 250, 500 x 500 e 1000 x 1000, esta última 4 vezes mais resistente que a primeira.  

Esta combinação de quantidade de PVC com maior Trama de fios resulta num material fisicamente muito resistente. 


Mas efetivamente o que faz uma lona durar mais que a outra?
Basicamente a durabilidade está na combinação da espessura da lona, qualidade da tina e qualidade do PVC da lona
Existem muitas variações de lonas. A lona boa possui PVC com porosidade equilibrada pra que absorva a tina e mantenha as cores pelo maior tempo possível. A espessura do PVC também influencia pois quanto mais espesso, maior é a aderência da tinta.

Outro fator importante é a qualidade e quantidade de tinta. Com a invasão de materiais importados ao mercado brasileiro, existem todo tipo de qualidade e preço de tinta para impressão digital. Tintas originais desbotam menos que as paralelas. 

Quando falamos em quantidade de tinta chamamos de “Passadas” que é a quantidade de vezes que a cabela da impressora deposita tinta sobre a superfície da lona. Quanto mais Passadas, mais tinta, quanto mais tinta mais durabilidade. Para outdoor em papel costuma-se utilizar 2 passadas enquanto que para lona outdoor  o ideal é 3 ou 4 passadas.  

Como aumentar ainda mais a durabilidade de uma Lona Outdoor?
A melhor técnica para prologa a durabilidade da lona é aplicação de lacas (vernizes) especiais sobre a superfície, logo após a impressão. Este procedimento praticamente dobra a durabilidade da impressão principalmente contra desbotamento. 
 A SC OUTDOOR utiliza somente tinta original e lonas Starflex, as melhores e mais vendidas do mundo.
Solicite um orçamento clicando aqui.

Categorias

Deixe seu comentário