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Como Medir o Resultado de Campanhas de Outdoor?

Quando uma empresa resolve
anunciar em alguma mídia exterior como outdoor, front-light, painéis
rodoviários
, painéis de led ou outra mídia exterior, espera sempre que esta comunicação lhe traga o
máximo de retorno para o seu investimento, mas normalmente ficamos com a dúvida
de quanto retorno do investimento nesta midia?

O Outdoor é um das mídias
de massa com maior abrangência de públicos considerando classes sociais e faixa
etária. Por disto também é considerado um dos veículos de comunicação mais
complexos para mensuração de resultados.

É comum ficarmos em
dúvida com relação a o número de pessoas impactadas pela comunicação ou quanto
a comunicação despertou desejo de compra ou melhorou a imagem e fixação de
marca.

Mas a realidade é que há algumas
maneiras de saber se seus clientes estão vendo o seu produto ou serviço divulgados
no outdoor.


O método mais tradicional
é a pesquisa. Para se fazer uma pesquisa não é necessário gastar milhares de reais contratando um
instituto de pesquisa profissional para buscar informações junto ao seu cliente.
Basta elaborar simples perguntas, através de questionários físicos  ou presencial com a equipe de atendimento, perguntado por exemplo quais os
motivos que trouxeramo cliente para a sua loja? Ou então, qual meio de
comunicação o cliente lembra de ter visto a sua marca. São perguntas
simples e eficientes que ajudarão você a medir o resultado do seu investimento.

Esta pesquisa pode ser realizada tanto no contato pessoal como telefônico, caixa de sugestões ou e-mail.
Só lebre de registrar e parametrizar as respostas para que possa mensura-las no
futuro.

Uma segunda alternativa, que
exige um certo investimento, é o uso de  aparelhos móveis instalados próximo ao painel,
que através do sinal de wifi emitidos pelos smartphones que calculam via imagem ou movimento o fluxo de
pessoas num período e raio de distância determinado. Este sistema são muito
eficientes e discretos e podem monitorar o fluxo de pessoas que transitam em
frente aos painéis de publicidade por longo períodos e que aliados a um sistema,
trazem as informações de impactos muito aproximadas.

Estes sistemas já estão
disponíveis no mercado brasileiro e possuem outras funcionalidades como
mensurar fluxo de lojas e até movimentação em frente a vitrines.   

Com pesquisa ou sem ela, a dica é escolher sempre painéis bem localizados em ruas e avenidas bastante
movimentadas, que não sofram interferências ou obstáculos visuais e acima de
tudo faça comunicação direta e atrativa. O resultado é garantido.

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